[Atualização] Tema do Prêmio Pulitzer

Olá galera!!

Nós andamos conversando e vimos que esse item causou um pouco de alerta, visto que muitos nunca ouviram falar, ou não sabem o que era e ficaram muito perdidos. Então resolvemos fazer uma postagem especial com algumas considerações.

Primeiro: Vamos explicar o que esse prêmio envolve

O Prêmio Pulitzer é um prêmio norte-americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical. É administrado pela Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque. Foi criado em 1917 por desejo de Joseph Pulitzer que, na altura da sua morte, deixou dinheiro à universidade. Parte do dinheiro foi usada para começar o curso de jornalismo na universidade em 1912.

O primeiro Prêmio Pulitzer foi dado em 4 de Junho de 1917, e é anunciado sempre em abril. Os indicados são escolhidos por uma banca independente. São anuais e divididos em 21 categorias. Em vinte delas, os vencedores recebem um prêmio de dez mil dólares em dinheiro e um certificado.

Aí, agora você terá a oportunidade de olhar para alguns dos livros ganhadores e veja se algum lhe agrada se esse for seu tema escolhido no mês de maio.

Algumas obras ganhadoras:




Achou algo legal? Não! Então vamos abrir mais espaço para escolha.

Segundo: temos vários prêmios legais. Por exemplo: RITA ou RWA, e também o nosso brasileiríssimo Prêmio Jabuti.

Prêmio RITA é um prêmio literário americano criado em 1982, é o mais importante prêmio dado ao tipo de romance e ficção romântica. Ele é concedido pelo Escritores de Romance da América (RWA). O prêmio foi nomeado em honra do primeiro presidente da RWA, Rita Clay Estrada. Ele é entregue em 13 categorias de ficção romântica.

Mas infelizmente com esse prêmio temos poucos autores publicados por aqui, somente a Sarah MacLean foi merecidamente publicada. Então vou citar as autoras que com certeza você achará um livro dela nas livrarias: Nora Roberts, Rachel Gibson, Susan Wiggs, Sarah MacLean e Kristan Higgs. Sendo essa última a mais recente de todas, porque a HarperCollins vem com um livro super fofo dela.



Outros livros das autoras:







E como terceiro item vamos incluir Best Sellers:  apesar de não existir um padrão para tal denominação, só sabemos que fazem partes de listas de mais vendidos publicadas em jornais e revistas. O mercado editorial - não só no Brasil - não consegue contabilizar a quantidade de livros vendida em todos os pontos de venda e divulgar números oficiais. A imprensa até tenta assumir esse papel, mas não consegue ser tão abrangente. A lista da revista Veja, por exemplo, considera os dados de vendas das maiores livrarias de 16 grandes cidades brasileiras e de sete sites. Embora seja uma amostragem considerável, ficam de fora vários pontosde venda menos expressivos. O mercado americano, o maior do mundo, sofre do mesmo problema, lá a lista mais conceituada do país, é publicada pelo jornal The New York Times, reúne dados de 4 mil livrarias, mas tampouco é completa. No Brasil, não existe uma estimativa tão precisa, mas, segundo a Câmara Brasileira do Livro, um título que vende um total de 15 mil exemplares (não apenas em uma semana) pode ser considerado um best seller.

Então nesse quesito podemos levar em consideração autores como: George R. R. Martin, Suzanne Collins, Nicholas Sparks, Stephen King, James Patterson, Nora Roberts, J. K. Rowling, Isabel Allende, Patricia Cornwell, e muitos outros.



É isso galera! Espero que não tenham achado muito confuso. Escolham o que parecer melhor para vocês, afinal é para se divertir. Beijos

0 comentários:

Postar um comentário